Mundo 3D South Music e Geração Cápsula antecipam o futuro no SOUTH MUSIC, que decorre em formato híbrido a 15 e 16 de Junho, a partir de Faro.

Publicado em 07 Junho 2021 por RUA FM

SOUTH MUSIC, que se realiza em Faro nos dias 15 e 16 de Junho, antecipa o futuro, revelando o talento jovem que está em incubação no Algarve através do projecto Geração Cápsula, ao mesmo tempo que decorre em formato híbrido, tornando-se acessível a qualquer ponto do globo, através do Mundo Virtual – uma plataforma de gaming e eventos que será utilizada pela primeira vez em Portugal.

No contexto do SOUTH MUSIC, a iniciativa Geração Cápsula tem como objetivo revelar o talento de jovens criativos, através de um processo de curadoria que irá permitir a apresentação ao público de músicos de Faro e de todo a região do Algarve, entre os 14 e os 18 anos. Esta ação terá lugar diariamente, a partir das 17H30, na Galeria Arco, numa parceria com a Associação Arquente, com curadoria de Filipe Cabeçadas e Ana Tereza.
O programa do SM Geração Cápsula inclui workshops em áreas tão diversas como o poder da transformação da maquilhagem, o processo fotográfico e como ser freelancer. Apresentará showcases de “Peculiar & Freak”, “Dispirited Spirits”, Martim Beles e Petr Gdsoon. Na Galeria Arco estará ainda patente a exposição “To Anália With Love”.

Como evento que visa a capacitação do sector musical do Algarve, o SOUTH MUSIC dirige-se a profissionais do sector mas também abre as portas ao público em geral, de forma gratuita, através de uma plataforma inovadora e virtual, tornando possível viver a experiência de um festival de música em múltiplas dimensões. O Mundo 3D South Music permitirá ao público assistir aos showcases do SOUTH MUSIC em directo, interagir com outros participantes e experimentar uma forma paralela de viver a música através de avatares, bastando instalar a aplicação aqui (se usar Mac) ou aqui (se for utilizador de windows). O Mundo Virtual foi desenvolvido pela empresa checa Confer-O-Matic e a escola profissional Etic Algarve irá zelar pela optimização da experiência dos utilizadores durante o SOUTH MUSIC.

Recorde-se que o painel de júri constituído por Inês Meneses, Rui Miguel Abreu, Fernando Alvim, Gil Silva, Sandra Faria, Renato Júnior, Paulo Silva e Nuno Saraiva seleccionou 33 projectos musicais para a primeira edição do SOUTH MUSIC de um total de 150 candidaturas oriundas de toda a região algarvia. Estes 33 projectos já se encontram a participar em formações e workshops em áreas fulcrais para o desenvolvimento do seu percurso artístico, e irão apresentar showcases aos profissionais da indústria musical reunidos em Faro, nos dias 15 e 16 de Junho. Além dos músicos, entre as centenas de perfis criados na plataforma SOUTH MUSIC, encontram-se vários profissionais oriundos de 13 concelhos do Algarve nas categorias de Autor/a, Produtor/a, Técnico, Agente, Promotor/a e Booker que irão juntar-se aos visitantes.

SOUTH MUSIC, destina-se aos profissionais da indústria musical, não apenas da região do Algarve mas nacional, que para participarem ao vivo nestes dois dias de networking, showcases e conferências devem inscrever-se previamente aqui, de forma a poderem juntar-se a um conjunto notável de convidados já confirmados.

A abertura está marcada para as 14H30 do dia 15 de Junho, com o Painel dos Embaixadores do SOUTH MUSIC, Dino D’Santiago, Júlio Resende, Viviane, Nuno Guerreiro e Zé Eduardo. Com moderação de Júlio Ferreira e Ricardo Coelho (Choque Frontal), os 5 músicos com ligações ao Algarve, que conseguiram afirmar-se no território nacional e, em alguns casos, internacional, irão partilhar a dificuldade em ser músico e viver da música fora dos grandes centros urbanos.

Segue-se o Painel das Editoras, às 16H00, moderado pelo jornalista Rui Miguel Abreu, em que se traçam cenários sobre o futuro da edição numa altura em que os paradigmas se alteram devido ao efeito conjunto do advento do digital e a pandemia enquanto acelerador, reunindo Paula Homem (MD Sony Music Portugal), João Teixeira (MD Warner Music Portugal), Francisco Vasconcelos (MD Valentim de Carvalho), José Gomes (Lovers & Lollypops) e Nuno Saraiva (AMAEI) num painel de convidados que coloca em diálogo editoras multinacionais e independentes.

A terceira e última conferência do dia, Painel O Papel da Imprensa Musical, tem início às 17H30 e conta com a moderação da jornalista e radialista Inês Meneses. Os convidados Júlio Ferreira (Choque Frontal), Mário Rui Vieira (Expresso/Blitz), Vítor Belanciano (Público / Ípsilon), Rui Miguel Abreu (Rimas e Batidas) e François Audigier (Europavox) partilham reflexões sobre a forma como a imprensa musical pode ganhar maior expressão em Portugal e contribuir para a consolidação de músicos e bandas, nomeadamente projectos independentes e distantes dos grandes centros de decisão.

No segundo e último dia do SOUTH MUSIC16 de Junho, a abertura das conferências cabe ao  Painel Direitos de Autor e Conexos, que tem início às 14H30 e é moderada por Tozé Brito. Representantes da GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas) e da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) juntam-se a Miguel Lourenço Carretas da Audiogest (Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos) e Nuno Rodrigues da banda portuguesa Glockenwise, e discutem a substituição das formas tradicionais de receitas por novas plataformas e conteúdos.

Às 16H00 é a vez dos músicos Miguel Araújo, John Gonçalves (The Gift), Tó Viegas e do manager Paulo Ventura, conversarem no Painel Edição de Autor / DIY sobre o progressivo afastamento dos artistas das editoras e dos modelos tradicionais de gestão de carreiras, com Mário Antunes, da Antena 1 Faro, a moderar.

Painel Programar em Português, moderado por Luís Oliveira (Antena 3), começa às 17H30 e encerra os dois dias de conferências, com uma conversa entre Luís Ferreira (programador cultural, fundador do BONS SONS e diretor do 23 Milhas) Vasco Sacramento (director da Sons em Trânsito e do Cine-teatro Capitólio e programador do Festival F), João Carvalho (director do festival Vodafone Paredes de Coura), Sandra Faria (directora da Força de Produção e presidente da APEFE), Ricardo Bramão (Aporfest) e Michael Zolman (Conferomatic), em que se pretende avaliar a criação de música em Portugal versus o mercado que existe para a acolher.

SOUTH MUSIC conta com o apoio do Europavox, uma plataforma de media que promove a projecção de talentos musicais europeus em todo o continente, assim como eventos e meios de comunicação social. Uma delegação de representantes do Europavox marcará presença no SOUTH MUSIC, acompanhada por 2 jornalistas oriundos da Alemanha, Grécia e Suécia. 

Após o evento, o SOUTH MUSIC continuará como uma plataforma alojando vídeos, áudios, informações e contactos das bandas participantes, funcionando como um agregador de conteúdos e veículo de comunicação com a indústria musical.

SOUTH MUSIC é uma iniciativa da Câmara Municipal de FaroTeatro das Figuras e Faro2027, relevante no processo de candidatura de Faro a a Capital Europeia da Cultura 2027, que tem procurado capacitar os agentes culturais. Nesse contexto, o SOUTH MUSIC pretende afirmar-se como um exemplo da forma como o sector cultural e criativo pode ser apoiado e incentivado. É também um modelo de cooperação regional, ao extrapolar as fronteiras do Município de Faro para abrir as candidaturas a todo os músicos e bandas do Algarve. A região tem respondido com o total apoio a este processo de candidatura através do envolvimento, desde a primeira hora, das principais entidades regionais, nomeadamente da AMALUniversidade do Algarve e Região de Turismo do Algarve que se assumiram como co-produtoras da candidatura mas também da DRCulturaCCDR Algarve IPDJ que confirmaram o seu interesse colaborativo. Importa ainda referir que o aumento da exportação da criatividade regional (interna e externa) é fundamental para dar a conhecer e expandir a produção cultural algarvia.

O South Music tem como parceiros a APEFESPAGDAAudiogest,  AMAEIAporfestAEAPP – Associação Espectáculoa ARCM e o IPDJ.

  • twitter
  • facebook
  • myspace
  • google
  • aim
  • blinklist
  • blogger
  • blogmarks
  • buzz
  • connotea
  • delicious
  • digg
  • diigo
  • fark
  • friendfeed
  • furl
  • linkedin
  • live
  • livejournal
  • magnolia
  • mixx
  • netvibes
  • netvouz
  • newsvine
  • propeller
  • reddit
  • slashdot
  • stumbleupon
  • technorati
  • yahoo

Comentários fechados.

 
Destacar permite ouvir enquanto navegas na página. Essencial para quem usa Firefox
Destacar permite ouvir enquanto navegas na página. Essencial para quem usa Firefox
Destacar permite ouvir enquanto navegas na página. Essencial para quem usa Firefox
Destacar permite ouvir enquanto navegas na página. Essencial para quem usa Firefox
Destacar permite ouvir enquanto navegas na página. Essencial para quem usa Firefox
 
Jun
14
Seg
10:00 “Exposição Coletiva PRALAC” pelo... @ Centro Cultural de Lagos
“Exposição Coletiva PRALAC” pelo... @ Centro Cultural de Lagos
Jun 14@10:00_Jul 23@18:00
"Exposição Coletiva PRALAC" pelo Laboratório de Actividades Criativas @ Centro Cultural de Lagos
Até o dia 23 de julho, o Centro cultural de Lagos receberá a Exposição Coletiva PRALAC. Esta exposição é resultado do Programa de Residências Artística do Laboratório de Atividades Criativas, também chamado de PRALAC. Como[...]
Jun
15
Ter
10:00 “Exposição Coletiva PRALAC” pelo... @ Centro Cultural de Lagos
“Exposição Coletiva PRALAC” pelo... @ Centro Cultural de Lagos
Jun 15@10:00_Jul 24@18:00
"Exposição Coletiva PRALAC" pelo Laboratório de Actividades Criativas @ Centro Cultural de Lagos
Até o dia 23 de julho, o Centro cultural de Lagos receberá a Exposição Coletiva PRALAC. Esta exposição é resultado do Programa de Residências Artística do Laboratório de Atividades Criativas, também chamado de PRALAC. Como[...]
Jun
16
Qua
10:00 “Exposição Coletiva PRALAC” pelo... @ Centro Cultural de Lagos
“Exposição Coletiva PRALAC” pelo... @ Centro Cultural de Lagos
Jun 16@10:00_Jul 25@18:00
"Exposição Coletiva PRALAC" pelo Laboratório de Actividades Criativas @ Centro Cultural de Lagos
Até o dia 23 de julho, o Centro cultural de Lagos receberá a Exposição Coletiva PRALAC. Esta exposição é resultado do Programa de Residências Artística do Laboratório de Atividades Criativas, também chamado de PRALAC. Como[...]
Jun
17
Qui
10:00 “Exposição Coletiva PRALAC” pelo... @ Centro Cultural de Lagos
“Exposição Coletiva PRALAC” pelo... @ Centro Cultural de Lagos
Jun 17@10:00_Jul 26@18:00
"Exposição Coletiva PRALAC" pelo Laboratório de Actividades Criativas @ Centro Cultural de Lagos
Até o dia 23 de julho, o Centro cultural de Lagos receberá a Exposição Coletiva PRALAC. Esta exposição é resultado do Programa de Residências Artística do Laboratório de Atividades Criativas, também chamado de PRALAC. Como[...]
Jun
18
Sex
10:00 “Exposição Coletiva PRALAC” pelo... @ Centro Cultural de Lagos
“Exposição Coletiva PRALAC” pelo... @ Centro Cultural de Lagos
Jun 18@10:00_Jul 27@18:00
"Exposição Coletiva PRALAC" pelo Laboratório de Actividades Criativas @ Centro Cultural de Lagos
Até o dia 23 de julho, o Centro cultural de Lagos receberá a Exposição Coletiva PRALAC. Esta exposição é resultado do Programa de Residências Artística do Laboratório de Atividades Criativas, também chamado de PRALAC. Como[...]
10:00 Exposição “Estamos aqui porque v... @ Museu Municipal de Faro
Exposição “Estamos aqui porque v... @ Museu Municipal de Faro
Jun 18@10:00_18:00
Exposição “Estamos aqui porque voámos”, de Maria José Oliveira @ Museu Municipal de Faro
Até 1 de agosto, o Museu Municipal de Faro recebe a exposição “Estamos aqui porque voámos”, de Maria José Oliveira. Nesta mostra, a autora apresenta um conjunto de obras construídas a partir de objetos heterogéneos,[...]
20:30 “Énorme – Filme francês do mês” ... @ Biblioteca Municipal de Faro
“Énorme – Filme francês do mês” ... @ Biblioteca Municipal de Faro
Jun 18@20:30
"Énorme - Filme francês do mês" na Biblioteca Municipal de Faro @ Biblioteca Municipal de Faro
Sexta-feira, a Biblioteca Municipal de Faro recebe mais uma edição do filme francês do mês, com a obra Énorme, de Sophie Letourneur. Decidida a não ter filhos, pelo bem de sua carreira, Claire, uma pianista[...]
21:00 João Kowac no IPDJ em concerto s... @ IPDJ - Faro
João Kowac no IPDJ em concerto s... @ IPDJ - Faro
Jun 18@21:00_22:15
João Kowac no IPDJ em concerto solidário a favor da Refood Faro @ IPDJ - Faro
Sexta-feira, João Kowac apresenta-se ao vivo no IPDJ em Faro, para um concerto solidário a favor da Refood Faro. Kowac, residente no Algarve, explora ritmos portugueses, num estilo pop dance romântico, tendo iniciado a sua[...]
21:30 “Panóptico” pela ArQuente no Tea... @ Teatro das Figuras - Faro
“Panóptico” pela ArQuente no Tea... @ Teatro das Figuras - Faro
Jun 18@21:30_22:45
“Panóptico” pela ArQuente no Teatro das Figuras @ Teatro das Figuras - Faro
Sexta-feira o Teatro das Figuras recebe “Panóptico” pela ArQuente. A recolha e recriação dos esforços de um coletivo, disperso e enclausurado, no tempo e no espaço, investidos em se cumprirem enquanto criadores. No seu decorrer,[...]
Jun
19
Sáb
10:00 “Exposição Coletiva PRALAC” pelo... @ Centro Cultural de Lagos
“Exposição Coletiva PRALAC” pelo... @ Centro Cultural de Lagos
Jun 19@10:00_Jul 28@18:00
"Exposição Coletiva PRALAC" pelo Laboratório de Actividades Criativas @ Centro Cultural de Lagos
Até o dia 23 de julho, o Centro cultural de Lagos receberá a Exposição Coletiva PRALAC. Esta exposição é resultado do Programa de Residências Artística do Laboratório de Atividades Criativas, também chamado de PRALAC. Como[...]
10:00 Exposição “Estamos aqui porque v... @ Museu Municipal de Faro
Exposição “Estamos aqui porque v... @ Museu Municipal de Faro
Jun 19@10:00_18:00
Exposição “Estamos aqui porque voámos”, de Maria José Oliveira @ Museu Municipal de Faro
Até 1 de agosto, o Museu Municipal de Faro recebe a exposição “Estamos aqui porque voámos”, de Maria José Oliveira. Nesta mostra, a autora apresenta um conjunto de obras construídas a partir de objetos heterogéneos,[...]
21:00 Bardino apresentam o seu disco “... @ Re-Criativa República 14 - Olhão
Bardino apresentam o seu disco “... @ Re-Criativa República 14 - Olhão
Jun 19@21:00_22:30
Bardino apresentam o seu disco “Centelha” na Re-Criativa República 14 @ Re-Criativa República 14 - Olhão
Sábado, os Bardino apresentam o seu disco “Centelha” na Re-Criativa República 14 em Olhão. Com uma nova formação em trio, a banda do Porto mostra neste disco um registo menos linear e menos ligado ao[...]
Newsletter
  1. Aguardamos os teus comentários e Sugestões