Armin Bidarian Moniri, professor convidado do Curso de Medicina da Universidade do Algarve e médico especialista em Otorrinolaringologia no Centro Hospitalar Algarvio (CHA), foi galardoado pela Rainha Sílvia da Suécia, no passado dia 22 de Janeiro, no Castelo de Estocolmo.
Esta distinção deve-se ao seu trabalho de investigação relacionado com a deficiência auditiva em crianças, que culminou com a criação de um tratamento da otite média serosa, diminuindo, assim, as cirurgias invasivas desta região anatómica.
Armin Bidarian Moniri desenvolveu um novo método não-invasivo para o tratamento da otite serosa, que consiste num dispositivo que, aparentando ser um brinquedo, ajuda a criança a equilibrar a pressão e arejar o ouvido médio, prevenindo a formação de otites serosas. Este novo método foi testado no serviço de Otorrinolaringologia do CHA – Portimão, contando com a colaboração dos colegas Ilídio Gonçalves (diretor de serviço), Maria-João Ramos, Lourdes Moreno e Rubén Rojas. Sem qualquer efeito colateral detetado e com uma excelente adesão, o método foi patenteado e será comercializado sob o nome de Moniri-Otovent, ainda este ano.
Formado em Medicina na Universidade de Bergen- Noruega, aos 39 anos o galardoado conta já com uma brilhante carreira, tendo realizado trabalho clínico em anestesia e cirurgia pediátrica no Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo, e a especialidade de Otorrinolaringologia no Hospital Universitário Sahlgrenska, em Gotemburgo, onde iniciou o doutoramento em “Apneia do Sono em adultos e otite seromucosa em crianças”, baseado em dois novos tratamentos por si imaginados.
A conceituada revista “International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology” publicará este importante avanço da medicina.